in

Vereadores aprovam contas do prefeito mesmo com ressalvas do Tribunal de Contas

Foram aprovadas as contas da Prefeitura de Itu (SP) no exercício de 2019. O parecer do Tribunal de Contas foi lido, discutido e votado na sessão de terça-feira (15). Foram oito votos favoráveis e quatro contrários da oposição, que protestou contra problemas apontados pelo relatório do Tribunal, que recomendou a aprovação das contas, mas com ressalvas.

Integrante da Comissão de Finanças e Orçamento, a vereadora Maria Piunti (PSC) recomendou a rejeição das contas, mas foi voto vencido pelos outros dois membros, Normino (Cidadania), líder do governo, e Dito Roque (PL). “Não é apenas uma ressalva”, disse Maria, “são várias. Tem a questão de emprego de dinheiro na saúde por conta de situações auditadas em postos de saúde”, afirmou.

“O Tribunal até colocou a falta de um plano emergencial para o abastecimento de água potável da população. Quero justificar, por essas ressalvas, que darei meu voto contrário”, encerrou. O vereador Eduardo Ortiz (MDB) acompanhou o voto contrário. “Obedecer a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal é uma obrigação. O que me espantou é que a fiscalização aconteceu em 2019 e quando eu fui fiscalizar a Upa em 2021, nada tinha mudado, tudo estava igual”, afirma.

“Apenas esses problemas na saúde são suficientes para a não aprovação e por isso justifico o meu voto contrário”, finalizou. Galvão (DEM) acompanhou. “São muitos apontamentos na ordem da contabilidade, pessoal, falta de ação na crise hídrica, desde saúde, educação, passa por todas as secretarias. Até para manter a minha coerência, dou o meu voto contrário.”

Tropa de choque entra em campo

Depois das justificativas de votos da oposição, entraram em campo os vereadores da situação, começando pelo líder do governo, Normino. “Antigamente ouvíamos coisas diferentes e estão até hoje nos tribunais há anos porque fizeram alguma coisa que não condiz lá atrás. Votamos com muita consciência. Não há vestígios neste governo de coisa absurda aquilo que envergonhe a nossa cidade”, afirmou.

“Me faz entender que este governo está no rumo certo”, julgou. Dito Roque endossou. “Posso assegurar aos senhores que podem votar tranquilamente. O parecer desta forma, com apontamentos, dá algumas sugestões que devem ser analisadas e vem para o Executivo fazer essas defesas”, defendeu. “Se as contas fossem rejeitadas, nem viriam para cá, iam direto para o Ministério Público.”

O parecer passou por segunda votação na sessão extraordinária de sexta-feira e foi aprovado.

foto: reprodução/TV Câmara

O post Vereadores aprovam contas do prefeito mesmo com ressalvas do Tribunal de Contas apareceu primeiro em Jornal de Itu.

Fonte

Publicado em February 19, 2022.
O post “Vereadores aprovam contas do prefeito mesmo com ressalvas do Tribunal de Contas” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu

Vida e Ambiente construído #07 Evolução e adaptação

Licitação do Mercadão é prorrogada; Vereadores se manifestam, “pobre está sendo excluído”