Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itu, por intermédio da vereadora Célia Rocha (PL), a Escola Estadual “Professor Pery Guarany Blackman”, recebeu moção de congratulação pelo destaque obtido na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP de 2021.
O aluno Guilherme Rodrigues Santana Tavares, então no 1º ano [cursa o 2º ano em 2022], faturou a medalha de prata, com Lucas Domingos de Camargo Almeida [6º ano em 2021] e Matheus Constantino Brenne [7º ano em 2021] obtendo a medalha de bronze e os estudantes Enzo Henrique Almeida da Silva de Oliveira [7º ano em 2021], Nathally do Vale Moraes Athico [6º ano em 2021], Matheus de Moraes Soares [3º ano em 2021] e Gustavo Francischinelli Pastana [3º ano em 2021), recebendo menção honrosa.
Diretora da instituição, Ana Luísa Mack Brock disse que a OBMEP “tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos, promover inclusão social e incentivar o aperfeiçoamento dos professores”. Ela explica que a escola “procura desenvolver nos alunos o interesse pela Matemática e utiliza as Olimpíadas da Matemática como incentivo e suporte para o ensino/aprendizagem da Matemática”.
A professora fala ainda sobre o processo que se inicia na promoção da inscrição das Olimpíadas. “Na sequência, nossos professores explicam aos alunos os diferentes níveis nas modalidades das provas e realizam a aplicação de atividades contendo as mesmas habilidades e competências previstas nas provas das Olimpíadas”.
Guilherme Rodrigues Santana Tavares, medalhista de prata, disse que participar da Olimpíada “foi muito importante”. “Para mim foi bem importante, pois depois de ganhar a medalha eu consegui participar de um curso que eles passam, que é o Programa de Iniciação Científica Junior, em que aprendemos diversos assuntos relacionados a matemática”.
Sobre a prova, o estudante falou sobre a preparação. “Tive que estudar bastante, pois cobram muita parte de lógica”, acrescenta o aluno. “Ainda tenho mais duas Olimpíadas para competir, neste ano e o próximo, quem sebe eu não consiga o ouro?”.
Matheus Constantino Brenne, medalha de bronze, disse que gosta bastante de matemática, porém estava preocupado com a prova, “pois não tinha conseguido estudar tanto por conta da pandemia, mas fui, fiz, achei bem difícil, mas quando recebi o resultado fiquei bem feliz”. A medalha já deixou Matheus na expectativa para 2022. “Com o retorno das aulas neste ano a expectativa é que eu possa ir melhor, tentar uma medalha de prata ou até mesmo o ouro”.
Também medalhista de bronze, Lucas Domingos de Camargo Almeida comentou que na preparação, além do suporte da escola, contou também com a ajuda do irmão, que cursa Ciências Contábeis. “Ele ajudou muito, estou me sentindo muito bem, o agradeci ao máximo, porque parte dessa medalha foi com a ajuda dele”. Empolgado com o resultado, Lucas já traçou seu objetivo para 2022. “A expectativa é o ouro, sempre o ouro e vou começar a me preparar mais cedo, ano passado eu não tinha muita noção de como era”.
Enzo Henrique Almeida da Silva de Oliveira, menção honrosa na prova, diz ter ficado feliz com o resultado. “Na hora da prova me concentrei ao máximo para tentar fazer o melhor, creio eu que consegui e só tenho a agradecer a escola”.
O “Pery”, que conta ainda em sua equipe gestora com os vice-diretores Clélia Regina Barbieri e Rogério Camilo Ruiz e as professoras coordenadoras Letícia Firmino de Lemos e Silvana dos Santos, foi premiada pelo desempenho e receberá um kit pedagógico voltado à Matemática, de acordo om a diretora Ana Luísa.
O post Alunos do Pery são destaque na OBMEP apareceu primeiro em .