in

Moradores da Vila Progresso reclamam de vazamento de esgoto

Segundo um dos moradores, o esgoto vaza pela tampa do bueiro e é um problema recorrente

Moradores da zona rural entraram em contato com o Jornal de Itu para relatarem um problema que eles sofrem há anos: o vazamento de esgoto. O descaso acontece na Avenida Bom Retiro, na Vila Progresso, e segundo Daniel, um dos moradores, o problema é crônico e acontece há mais de 20 anos.

“O vazamento de esgoto pela tampa do bueiro acontece toda semana, e isso prejudica não somente a estrada, mas principalmente a minha propriedade, pois todo esse esgoto cai no meu riozinho”, relata. “O esgoto contamina toda água do córrego e prejudica os animais que bebem”.

Ele disse que já relatou o problema para a Cis, diversas vezes, porém a mesma arruma e logo o problema retorna. “A cidade cresceu e a tubulação de esgoto não está dando conta. Além disso, há muitas pessoas que jogam lixo na privada e isso afeta ainda mais o problema que temos”.

O Jornal de Itu entrou em contato com a Cis, porém não obteve retorno. Veja vídeo:

Contaminação

Daniel nos relatou que já tiveram diversos problemas com esgoto e que o problema é recorrente.

No ano passado, moradores do local viram a água cristalina do córrego na Avenida Bom Retiro mudar de cor devido um vazamento de esgoto. “Havia muita sujeira e os animais que tomaram a água deste córrego, muitos deles começaram a passar mal e até morreram”, disse. Após diversas reclamações junto à Cis e à Cetesb, o problema foi resolvido no final do ano passado. “As reportagens do Jornal de Itu nos ajudaram”, diz Daniel.

O morador ainda nos relata que a região é esquecida e por isso problemas como esses são normais.  “Aqui não há manutenção de nada e sofremos com muitos problemas. Quando chove a situação piora por conta do barro e aí junta com esgoto, a estrada fica pior ainda”, conta.

Compartilhe em suas redes sociais

O post Moradores da Vila Progresso reclamam de vazamento de esgoto apareceu primeiro em Jornal de Itu.

Prefeitura de Indaiatuba segue cadastrando crianças de 5 a 11 anos para vacinação Covid-19

FIEC abre inscrições para contratar professores