Apresentações aconteceram para alunos da rede municipal
Em meio a uma grave crise hídrica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e a CIS – Companhia Ituana de Saneamento lançaram nesta semana o documentário “História do Abastecimento de Água em Itu e as Conquistas para a Cidade”.
Alunos da rede municipal de ensino assistiram o documentário, com duração de 23 minutos, nas escolas. Os munícipes podem ver o material dividido em três episódios nas redes sociais da Prefeitura de Itu e da CIS .
O documentário fala sobre a situação hídrica de Itu, com breve histórico sobre o abastecimento da cidade. No vídeo, o depoimento de uma munícipe que diz que agora a situação de água está muito melhor. Fizemos uma reportagem com leitores de diversos bairros: a maioria diz que a situação é igual ou pior.
A CIS também diz que agora há transparência, diferente de 2014. Eles mostram os protestos daquele ano e dizem que houve “várias irregularidades”. O documentário ainda faz comparação com as duas épocas: 2014 e 2021, tentando mostrar que agora a situação está melhor devido à atual gestão. Omite, porém, que a cidade hoje tem a captação do Mombaça. A promessa de “segurança hídrica” não é mencionada.
O superintendente da CIS, Reginaldo Santos, aponta “grandes avanços”. O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, destaca a “importância da transparência e do diálogo com a população durante este período de seca e de rodízio no abastecimento”.
Não cita pessoas que ao reclamar nas redes sociais da Prefeitura e da CIS são bloqueadas, excluídas e ficam sem resposta. Nem sobre fazer um live em que não responde uma pergunta sequer dos munícipes.
Muitos leitores já relataram dificuldade no atendimento da autarquia, inclusive com protocolos que “somem”, telefonemas que não são atendidos e respostas padrões que não respondem à angústia dos ituanos.
Questionamos quanto custou a realização do documentário, que ataca os governos anteriores e enaltece esta gestão. Não tivemos retorno.
O post CIS lança documentário “História do Abastecimento de Água em Itu e as Conquistas para a Cidade” apareceu primeiro em Jornal de Itu.