Neste sábado (10) é celebrado o Dia da Pizza. Na cidade de Itu, de acordo com informações da Prefeitura, existem 31 pizzarias cadastradas, podendo haver mais, já que restaurantes também servem pizza. Itu também conta com diversos rodízios e viu no delivery, um ponto forte para que os estabelecimentos se mantivessem firmes durante esta pandemia de Covid-19.
A reportagem do Periscópio conversou com dois proprietários de pizzaria da cidade, que comentaram a respeito do enfrentamento da pandemia e os impactos sofridos em seu comércio. Gaspar Macedo, proprietário de uma pizzaria situada no bairro Vila Leis, comentou que nos três primeiros meses de pandemia o delivery “aumentou muito, mais do que dobrou, mas depois o movimento foi voltando ao normal do que era antes da pandemia”.
Mesmo não podendo contar com o tradicional atendimento em salão, Gaspar comemora. “Graças a Deus não posso reclamar. ‘Perdi o salão’, mas com o delivery meu movimento está praticamente igual ao que era antes da pandemia”, relata.
Com a vacinação contra a Covid-19 em andamento, o comerciante está esperançoso. “Estamos aí com a expectativa de poder voltar com o salão e, pra gente poder continuar, estou com a fé e com a equipe. Não dispensei ninguém da equipe e estamos aguardando. Acredito que esse ano ainda a gente consiga voltar a normalidade”.
Gaspar aproveita para deixar uma mensagem de agradecimento. “Tenho que agradecer a Deus que o movimento continuou bom. O que salvou foram os motoboys. Além dos médicos que estão lutando pela vida, temos que agradecer aos motoboys que são os ‘anjos da terra’, pois em todo o mundo necessitou-se do motoboy para levar a comida e o remédio na casa”, afirma.
“Se eu tivesse poder, teria mandando imunizar primeiro os motoboys, porque eles fazem entrega em todos os lugares, mas o bom é que Deus os blindou, vimos poucos comentários de motoboys morrendo dessa doença. Estão de parabéns”.
Proprietário de uma pizzaria situada no bairro Vila Gatti, Eduardo Forcin explica que o atendimento de balcão diminuiu em 50% nesta pandemia. “Nós perdemos as mesas por praticamente um ano, acredito que em muitos lugares aconteceu isso também”.
Citando a alta do desemprego no país como um dos agravantes, Forcin, ao ser questionado sobre o delivery, comenta que a procura está irregular. “Tem dia que eu tenho pico de venda como era antes da pandemia e tem dia que dá metade deste pico. São picos. Uma semana boa no mês, duas intermediárias e uma péssima”.
Mesmo diante de tantos desafios, ele vê o futuro com otimismo. “Com a vacinação em massa e as parcelas do 13o em novembro e dezembro, acredito que o movimento deva melhorar. A economia deverá ter um crescimento e as pessoas estarão mais seguras para sair”, conclui.
DIA DA PIZZA
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luiz de Carvalho, em 1985. Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.
O post Dia da Pizza: Cidade de Itu conta com mais de 30 pizzarias apareceu primeiro em .