Nessa semana ocorreu no Palácio dos Bandeirantes a primeira reunião para a criação de Comissão de Trabalho do Interior em prol da despoluição do Rio Tietê, atendendo à solicitação do prefeito Laerte Sonsin Junior e do vice prefeito Edemilson Santos.
Estiveram presentes na reunião o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, representando o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Rodrigues Penido, o subsecretário Eduardo Trani, representando a Assembleia Legislativa e liderando o movimento, e a deputada estadual, Maria Lúcia Amary, além dos presidentes e representantes da CETESB, EMAE, DAEE E SABESP.
A proposta visa ações junto ao Governo de São Paulo, para promover o engajamento da sociedade com trabalho de conscientização para as questões ambientais, fazer o levantamento das ocupações irregulares, condições do esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e flutuantes, além do manejo de águas pluviais de todos os municípios que margeiam o Tietê.
Em 2022 completará 30 anos de sonhos de despoluição do Tietê, o maior rio do estado de São Paulo, muito importante para diversas cidades e principalmente para o município de Salto, que deve seu nome ao Salto do Tietê, uma cachoeira do Tietê. “Nosso interior tem a esperança na despoluição e vamos avançar neste processo de melhoria para a qualidade de vida das populações que convivem às margens dessas águas turvas e escuras, coberto de garrafas pets, plásticos, isopor, bolas, sacos plásticos, vidros e até capacetes, entre outros materiais flutuantes. Agradeço a deputada e também as autoridades do Estado, por acolherem nossa proposta”, finaliza Laerte Sonsin Junior.
Entre os anos de 2017 e 2018 o município de Salto, através do então vereador Edemilson Santos, criou um Grupo de Trabalho com o objetivo, junto aos citados órgãos, da despoluição no médio Rio Tietê, com a proposta da retomada. “Em 2018 conseguimos, junto à CETESB e DAAE, a instalação de uma Estação de Monitoramento Automática na antiga Usina de São Pedro, em Itu. Esse equipamento tem a finalidade de monitorar continuamente a qualidade do corpo d’água, e todos os dados registrados online em campo são transmitidos à sede da Cetesb. Agora vamos avançar em outras ações junto ao Governo do Estado”, afirma o vice-prefeito Edemilson Santos.
Em breve uma reunião também será realizada na cidade de Salto, com o apoio do Governo do Estado, da deputada Maria Lúcia Amary e de representantes da CETESB, EMAE, DAEE E SABESP e municípios do médio e alto Tietê, para discutir as ações de despoluição em conjunto com a sociedade, setor público e privado.
Crédito foto: Prefeitura de Salto
O post Autoridades se unem em prol do Rio Tietê apareceu primeiro em Jornal de Itu.