Na segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que, devido a atrasos no recebimento das doses que haviam sido divulgadas pelo Governo do Estado, o cronograma de vacinação divulgado até o final de julho foi cancelado.
Entramos em contato com a Secretaria Estadual de Saúde que nega ter atrasado as remessas de vacina para Itu e afirma ter enviado “à cidade de Itu 6,6 mil doses na semana passada com as devidas orientações para aplicação nos públicos vigentes, que se somam a outras 2,7 mil doses retiradas nesta terça-feira (29). Outras 5,7 mil doses devem ser retiradas pelo município até amanhã (2).“
O Estado afirma ainda que “desde o início da campanha, mais de 94,9 mil doses foram enviadas ao município, e destas pouco mais de 90,2 mil foram aplicadas, evidenciando portanto um “saldo” de mais de 4,6 doses.“
Se considerarmos os dados do Boletim divulgado ontem pela Secretaria, o saldo é ainda maior, pois a soma de pessoas imunizadas com primeira e segunda dose é menor: 89.536 doses.
“O Governo de São Paulo trabalha incansavelmente para garantir a vacinação a todos os brasileiros de São Paulo, incluindo os ituanos, conforme recebe novas remessas de vacinas do Governo Federal. A cada nova remessa recebida do Governo Federal, que tem retardado os envios e impactado diretamente o ritmo de redistribuição aos municípios, o Estado programa as grades e distribui com base no público-alvo ainda a ser vacinado, com monitoramento da oferta e da demanda para prosseguimento da campanha. Leva em conta ainda as estatísticas populacionais estimadas pelo IBGE para 2020 e balanço de pessoas da faixa etária vigente imunizadas em grupos específicos“, finaliza a nota enviada ao Jornal de Itu na manhã desta segunda-feira, 1 de julho.
Procuramos a Secretaria Municipal de Saúde, que não se manifestou.
O post Estado nega que entrega de vacinas em Itu esteja atrasada apareceu primeiro em Jornal de Itu.