Em boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira, 16, a cidade tem todos os leitos de UTI na capacidade máxima, tanto no Hospital Municipal, quanto no Hospital de Campanha. Apenas na Santa Casa que a taxa é um pouco mais baixa: 94,12%. Nos leitos de enfermaria, a capacidade é de 57,14% no Municipal e 80% no de Campanha.
Segundo informações da Prefeitura divulgadas em janeiro, o Hospital de Campanha teria dez leitos, a Santa Casa mais dez (inaugurados na ocasião) e Hospital Municipal oito, todos para Unidade de Tratamento Intensivo. Se algo mudou, para menos ou para mais, a Secretaria não informou mais e o Boletim só apresenta a porcentagem. Segundo os dados de hoje, o número total é de 27 na UTI. Há ainda mais 32 em enfermaria.
O total de 59 internados indica uma melhora em relação à semana passada, quando eram 80 pessoas nos hospitais por causa de Covid-19: uma diminuição em 26%.
A cidade totaliza 397 óbitos, sendo que apenas nas últimas 24 horas foram registradas cinco mortes de pacientes com idades entre 48 e 79 anos. Apenas nos últimos sete dias, foram registradas 28, uma média diária de quatro mortes, a maior taxa desde o início da pandemia.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que Itu conta com 16.348 casos confirmados, sendo que nos últimos setes dias houve 960 novas confirmações, uma média de 137 novos casos diários. Houve ainda 940 novos casos de “curas” comunicados, totalizando 14.517.
Vale destacar que o Covid-19 deixa uma série de sequelas, que não são monitoradas pelo Sistema de Saúde e não são consideradas nos dados de “curados”.
Vacina
Até o momento, 47.333 receberam a primeira dose e 20.665 receberam a segunda dose da vacina em Itu. Desde a semana passada, foram 4.618 pessoas a receberem a primeira dose, mas apenas 230 receberam a segunda dose.
Em Sessão da Câmara do dia 8, o vereador Mané da Saúde alertou sobre o fato de muitas pessoas não estarem voltando para completar a imunização.
O post Covid-19: número de internados cai 26%, mas vítimas fatais bate recorde apareceu primeiro em Jornal de Itu.