in

Aluna de escola pública tira uma das melhores notas da região em Redação do Enem

Moradora de área rural, desde criança sonha em fazer uma faculdade

A aluna  da rede estadual em Itu,  Hortência Guedes, conquistou 840 pontos na Redação do Enem. Segundo sua professora Elisangela Cristina de Oliveira, da Escola Professora Rosa Maria Madeira Marques Freire, no Jardim União, esta foi uma das maiores notas da região.

A média nacional foi de 588 pontos. Em todo o Brasil, apenas 28 pessoas conseguiram tirar a nota máxima: 1000 pontos.

“Sem computador, sem celular, morando na área rural, meiga, tímida uma aluna focada e nascida com uma inteligência privilegiada”, conta a professora, que deu aula para a estudante durante todo o Ensino Médio, inclusive durante a pandemia. “Só para se ter uma ideia, com 700 pontos é possível conseguir ingressar em administração, jornalismo, nutrição. Acima de 780 o estudante consegue vaga em direito, odontologia. Para medicina, curso muito concorrido em todo o país, o estudante precisa atingir ao menos 800 pontos na redação”, explica a docente.

Professora Elisangela comemora nota de Redação de Hortência

“Esta aluna pode até estudar no exterior, pois vários países consideram a nota do Enem. Ás vezes trabalhamos tanto e acabamos fazendo diferença a tão pouca gente, mas quando conseguimos, tudo vale a pena”, destaca Elisangela.

O tema escolhido por Hortência Guedes foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Ela se lembra que citou o filme “Coringa” e que ficou muito surpresa e feliz com o resultado.  A média da jovem no Enem foi de 632 pontos.

Moradora no Portal Santiago, na região do Mato Dentro, quer fazer  faculdade. “Gosto muito de História e Relações Internacionais. Medicina também, mas acho que é mais difícil”, diz a jovem evangélica, que mora com os pai, o aposentado Evangelista, e a mãe,  Marta, além dos irmãos Levi, 16 anos, Ramiles, 19 e Exedo, 22, em uma casa de quatro cômodos.

 A irmã não concluiu o Ensino Médio e os irmãos não pensam em seguir adiante com os estudos, mas desde pequena sonha em fazer um curso superior. “Meus pais ficaram felizes e me apoiam”.

Ela gosta de ler e diz que sempre pegou livros emprestados na Biblioteca Municipal. Atualmente, está lendo A mente de Adolfo Hitler. “Eu não gosto tanto de escrever, mas desde o primeiro ano a professora Elisangela se esforçou muito, pegou muito no nosso pé. E eu estava muito desanimada no ano passado, mas essa nota foi um incentivo.”

Como escreveu a professora Elisangela, nas redes sociais: “Sonhe, sonhe alto, seus caminhos foram abertos e somente você pode definir seu destino!”

O post Aluna de escola pública tira uma das melhores notas da região em Redação do Enem apareceu primeiro em Jornal de Itu.

NO VELHO OESTE JÁ TINHA O TRADICIONAL BOLÃO DO OSCAR DA LOLINHA

Águas cinzas #86. Odor em águas cinzas #12. Capacidade do sistema