Um grupo de pessoas com deficiência fez uma manifestação, em Itu, na terça-feira, 13, na Praça da Matriz, em Itu. Com o slogan “Merecemos essa dose de respeito”, eles buscaram visibilidade para a causa.
Com cartazes, eles pediram o direito a prioridade na vacinação contra Covid-19. Uma intérprete de libras acompanhou o grupo, da Letlibras, e também membros da Cria Brasil.
O objetivo foi conscientizar as autoridades de saúde, sobre a necessidade em priorizar a vacinação contra Covid-19 nas pessoas com deficiência (PCD). No Brasil, segundo o IBGE, são 45 milhões de pessoas.
Até o momento, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação incluí apenas as pessoas com deficiência permanente classificadas como grave. “Queremos Vacina Já para todos, não só os que possuem deficiências graves”, explica Armando Buch.
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) defende a inclusão de pessoas com deficiência entre os prioritários na vacinação contra a Covid-19. O debate ocorreu na segunda-feira (12/04) durante audiência pública da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Câmara dos Deputados. “O Conselho Municipal, infelizmente, é muito político”, lamenta Armando.
O post Pessoas com deficiência pedem “Vacina Já!” em Itu apareceu primeiro em Jornal de Itu.