in

Anvisa vai vistoriar fábricas das vacinas Covaxin e Sputnik V em março

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Crédito da foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

 

As fábricas de duas vacinas contra o novo coronavírus serão inspecionadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de março. O órgão anunciou ontem (13) à noite que vai vistoriar as instalações de produção da Coxavin, desenvolvida por um laboratório indiano, e da Sputnik V, criada na Rússia, mas em fabricação no Brasil.

Nenhum dos dois imunizantes tem pedido para uso emergencial ou aplicação em massa no país. No entanto, a inspeção das fábricas antes do pedido formal acelera o processo de análise e de aprovação para a aplicação no Brasil.

Em relação à Coxavin, a Anvisa anunciou que a inspeção será feita entre 1 e 5 de março na instalação da Precisa Farmacêutica, representante do laboratório indiano Bharat Biotech no país. A vistoria na fábrica da União Química, parceira brasileira do Instituto Gamaleya, da Rússia, está marcada para 8 a 12 de março. A fábrica da União Química fica em Guarulhos (SP).

Caso as fábricas estejam de acordo com os padrões da Anvisa, receberão o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF). No último dia 8, a Pfizer/Biontech, pediu o CBPF para três locais de fabricação. O laboratório tem outras quatro fábricas certificadas pela Anvisa.

Atualmente, além da Pfizer, os produtores de três vacinas – AstraZeneca, Janssen e CoronaVac – têm fábricas aprovadas pela Anvisa. No entanto, somente as vacinas da AstraZeneca e CoronaVac estão com o uso emergencial liberado pelo órgão. Entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, os produtores da AstraZeneca e da vacina da Pfizer pediram o registro definitivo à agência. (Wellton Máximo – Agência Brasil)

O post Anvisa vai vistoriar fábricas das vacinas Covaxin e Sputnik V em março apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Fonte

O post “Anvisa vai vistoriar fábricas das vacinas Covaxin e Sputnik V em março” foi publicado em February 14, 2021 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Cruzeiro do Sul

Biden defende reforma imediata da venda de armas nos EUA

Guarda de Itu está envolvido em tiroteio que matou um homem em Capivari