in

Fase vermelha: Prefeitura finalmente se manifesta

Depois de quase três dias que o Governador do Estado, João Doria, anunciou que toda região de Sorocaba, incluindo Itu, está na fase vermelha a partir desta segunda-feira, a Prefeitura de Itu se manifestou oficialmente sobre o assunto.

A omissão da Comunicação da Prefeitura gerou diversos transtornos, com muita gente acreditando que a fase vermelha seria apenas aos finais de semana e após as 20h.

A informação é que o prefeito Guilherme Gazzola quer evitar um desgaste maior com comerciantes e microempresários que serão os mais atingidos com o fechamento das atividades não essenciais.

Apenas na manhã desta segunda-feira, a Prefeitura publicou que “As cidades tem a obrigação de seguir o plano São Paulo do Governo do Estado, que determinou que a partir de hoje (25/01) até (07/02) a região de Sorocaba, que inclui a cidade de Itu está na fase vermelha. Nesta fase somente atividades essenciais — como supermercados e farmácias — poderão funcionar. Bares, restaurantes, padarias e similares poderão trabalhar apenas com sistema de delivery, drive-thru e take away (retirada); todas as demais atividades devem estar fechados para atendimento ao público.”

O post também destaca o link do Plano SP para mais informações, sem esclarecer para a população, como: como ficam as atividades religiosas? Como ficam as escolas?

O prefeito, que sempre gostou de decretos para impor suas vontades, agora se omite.  

Reunião de prefeitos

Uma reunião, na tarde de ontem, em Sorocaba, reuniu 16  prefeitos e representantes da região de Sorocaba, que dizem que irão até o governo do Estado para tentarem uma maior flexibilização da região. O encontro foi liderado pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. A Prefeitura de Itu não participou.

A ação gerou um mal estar com a prefeita de Itapetininga (SP), Simone Marquetto, atual presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que  afirmou que a comissão especial criada nesta reunião “não tem validade alguma”. Ela convocou prefeitos para uma videoconferência nesta segunda-feira, 25 de janeiro, às 15h , para discutir a questão do Plano São Paulo e as regulamentações da região metropolitana. A Prefeitura de Itu divulgou que estará neste encontro virtual.  

O post Fase vermelha: Prefeitura finalmente se manifesta apareceu primeiro em Jornal de Itu.

25/01: Itaim I e II – Interrupção emergencial do abastecimento de água

Câmara de Itu fecha durante a Fase Vermelha