Neste domingo, 17, aconteceu a primeira etapa de provas do Enem. Os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e de redação.
Para a maioria dos entrevistados ouvidos pelo Jornal de Itu, a prova foi mais fácil neste ano e as condições sanitárias estavam de acordo, com aglomerações apenas na entrada.

Para João Gabriel Avi, 18 anos, ex-aluno do Colégio Almeida Junior, as questões não estavam difíceis e seguiram o estilo do Enem: longas e interpretativas. “Achei o tema da redação atual, mas muito, muito difícil”, diz.

Os irmãos Guilherme e Micael Saggion Moraes, 17 anos, são ex-alunos do Sesi. “O nível de dificuldade foi semelhante ao do ano passado, mas achei que a o tema da redação foi mais fácil”, diz Micael. “O exame seguiu os modelos dos anos anteriores, no entanto haviam mais questões interpretativas relativamente simples, que poderiam ser respondidas com facilidade, assim como haviam mais complexas e conteudistas, principalmente as de filosofia e sociologia”, diz Guilherme.

Para Pedro Quirino, 17 anos, “a prova deste ano achei que foi mais fácil, sai faltando uma hora e meia para terminar. O tema de redação foi bem importante e atual.”

O jovem André Palacio, 16 anos, esperava um nível de dificuldade maior. “ A prova foi bem tranquila. Fiz pela primeira vez, como treineiro, e no próximo ano foi estar mais tranquilo, quando eu fizer a prova como vestibulando”.
Ele afirmou que de 50 inscritos na prova para sua sala, apenas 19 apareceram. Vale lembrar que a abstenção no Brasil foi de mais de 50%, o que facilitou o distanciamento social como prevenção ao Covid-19.
Aglomerações
Todos os entrevistados afirmaram que as condições sanitárias estavam de acordo, com distanciamento e álcool em gel disponível, além de todos com máscaras, muitos inclusive as trocaram durante o período, além de janelas abertas e ventiladores ligados.
As aglomerações ocorreram, segundo os entrevistados, apenas na entrada dos prédios e salas. E foi justamente o receio delas que fez com que um outro jovem não fosse fazer a prova. “Tenho pessoas da minha família no grupo de risco e eu saio de casa o mínimo possível. Achei muito arriscado”, diz Vinicius Valente, 17 anos, que fará a prova deste ano.

A prova segue no próximo domingo (24), quando serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza.
O post Enem: jovens contam o que acharam da primeira etapa apareceu primeiro em Jornal de Itu.