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Como renovar o seu negócio com ferramentas digitais?

Em tempos de crise e pandemia, a alternativa para um negócio se manter relevante e competitivo é a digitalização. Ainda que você já tenha construído um site e tenha um registro de domínio para o seu negócio, ainda há mais ferramentas a serem exploradas. 

Estamos em um momento em que a tecnologia evolui de forma muito rápida. Cada vez mais nos deparamos com softwares e possibilidades que atuam e auxiliam na gestão de uma empresa. 

Se por um lado existem novidades demais para acompanhar, por outro residem aí alternativas que podem ajudar você a gerenciar, adaptar e renovar o seu negócio em um período tão conturbado e repleto de incertezas na economia.

Por isso, para você ter sempre à disposição as ferramentas digitais adequadas para conduzir o seu negócio, confira os tópicos a seguir:

1 – A importância da transformação digital para o seu negócio

1.2 – Como aplicar a transformação digital

2 – Conheça 10 ferramentas digitais que podem renovar o seu negócio

A importância da transformação digital para o seu negócio

A transformação digital chegou para ficar. Isso pode ser visto no nosso dia a dia, quando usamos um aplicativo para pedir pizza ou compramos o ingresso do cinema sem sair de casa, apenas usando a internet.

Se no nosso cotidiano a tecnologia está cada vez mais presente, no dia a dia de uma empresa a situação não é diferente. 

Por isso, seja em um pequeno empreendimento ou uma grande multinacional, o fato é que a digitalização é fundamental para atender clientes habituados a solucionarem os seus problemas com um smartphone em mãos.

Antes mesmo do Coronavírus assolar o planeta, muitos gestores já tinham a plena certeza de que era necessário adaptar as suas estratégias de acordo com as tecnologias existentes. Desse modo se torna possível renovar o seu negócio e torná-lo mais flexível diante de um público que prioriza a tecnologia.

É por isso que digitalizar, ou seja, transformar o seu negócio em digital ganha contornos de sobrevivência nos dias de hoje. Porém, para aderir ao lado tecnológico da força, não basta apenas criar um site para empresa, fazer o registro de domínio e criar uma página no Facebook.

A transformação digital vai além. Ela também envolve o uso de ferramentas digitais que viabilizam o processo de gestão como um todo, abrangendo desde o controle financeiro, a avaliação das estratégias de Marketing ao modo como é realizado o atendimento ao cliente.

Como aplicar a transformação digital

Renovar o seu negócio por meio da transformação digital demanda planejamento e o uso das ferramentas adequadas.

Por isso, quando o assunto se trata da transformação digital, é importante se dar conta de que ela não é voltada apenas para as vendas, mas também, para o modo como o negócio será conduzido.

É por isso que para renovar o seu negócio com o objetivo de se adaptar aos tempos atuais, é necessário encontrar as ferramentas digitais mais adequadas para o seu segmento.

Só assim, por meio delas, você estará apto a reestruturar os processos internos de gestão, explorar novos modelos de negócios e, por fim, aumentar o sentimento de identificação do público com a sua marca e fidelizá-los.

Diante disso, ao falar em renovação do seu negócio, é importante efetuar uma avaliação do mercado, da estrutura da própria empresa e do comportamento do consumidor. Com isso, será possível encontrar as ferramentas digitais mais adequadas para o processo. 

Conheça 10 ferramentas digitais que podem renovar o seu negócio

Nos dias de hoje existem várias ferramentas digitais capazes de auxiliar a gestão da sua empresa. Elas contam com características diversificadas e são utilizadas com diferentes tipos de objetivos.

Há aquelas ferramentas que possuem o propósito de auxiliar na gestão do e-mail marketing, enquanto existem outras com o objetivo de mensurar os resultados das estratégias. 

O fato é que para escolher a ferramenta digital ideal para o seu negócio, é necessário, além de ter um planejamento pré-definido, conhecer as características e propósitos de várias delas. Confira então algumas das mais conhecidas. 

1 – Canva

Essa é uma ferramenta voltada para a edição de imagens. Por meio dele você terá condições de criar e reformular a identidade visual do seu negócio, bem como elaborar imagens para compor as suas postagens em blogs e redes sociais.

Os formatos de imagens que o Canva permite criar são variados. Entre eles estão banners e até mesmo infográficos. É uma ferramenta gratuita e bastante intuitiva, pois muitos dos seus comandos são baseados no método do “arrasta e solta”, bem como apresenta uma quantidade considerável de templates.

2 – WhatsApp Business

É difícil alguém nos dias de hoje não utilizar o WhatsApp para interagir com outras pessoas. A razão é simples: trata-se de uma ferramenta com vários recursos de comunicação, que vão desde o envio de texto a arquivos de áudio e foto.

Atualmente, mais de 2 bilhões de pessoas estão no WhatsApp. Por isso, é até arriscado não explorar o potencial dessa ferramenta digital quando o assunto se refere a negócios. 

Sendo assim, o WhatsApp Business é uma excelente alternativa para interação e segmentação de público, especialmente para quem gerencia um pequeno empreendimento.

Entre as suas funcionalidades vale destacar a possibilidade de criar catálogos para interagir com os clientes e organizar contatos e conversas por meio de etiquetas. 

Além disso, é possível adicionar informações importantes sobre o seu negócio, como e-mail, horário de funcionamento e localização. Vale destacar também que ele possibilita a emissão de relatórios sobre as conversas, possibilitando mensurar a eficiência das suas estratégias.

3 – MailChimp

Entre as várias estratégias de Marketing Digital, o e-mail marketing é uma das mais eficientes, sendo muito útil para quem quer segmentar e renovar o modo de interação com os clientes. 

Ele é ideal para aquelas estratégias que possuem o objetivo de falar exclusivamente com quem interessa para o seu negócio, ou seja, com o seu público-alvo.

Por meio dele é possível divulgar promoções, fazer um agrado para os clientes aniversariantes do dia, converter leads, trabalhar o pós-venda e aplicar estratégias de retargeting.

Porém, para que o e-mail marketing realmente seja eficiente e nada invasivo, é preciso ter à disposição uma ferramenta apropriada para isso. Existem várias, mas uma das mais conhecidas é o MailChimp.

Essa ferramenta possibilita agendar envios, organizar os contatos em listas, personalizar os e-mails e até mesmo traz recursos de criação de landing pages, que é muito importante para a captação de leads.

4 – Buffer

Para renovar e adaptar o seu negócio na atual era da internet, não dá para deixar de lado as redes sociais. 

Facebook, Instagram, Twitter são apenas algumas das mais conhecidas e utilizadas, mas como gerenciar a sua presença online nas redes? Como interagir com o público e ainda obter informações valiosas a respeito do engajamento?

Ainda bem que existem ferramentas digitais próprias para isso, como, por exemplo, o Buffer. Ele possibilita gerenciar em um único lugar mais de uma rede social. 

Sendo assim, o Buffer permite que você agende e efetue postagens no LinkedIn, no Instagram e em várias outras, seguindo as estratégias que você elaborou para cada uma delas.

Essa ferramenta disponibiliza um plano gratuito para testes. Na versão grátis é permitido gerenciar e conectar contas em até três redes sociais. Mas vale investir nas versões pagas do Buffer. Elas permitem o gerenciamento de mais de cem redes sociais por conta e a inscrição de outros gestores para efetuar e agendar postagens.

5 – SugarCRM 

É impossível renovar um negócio sem pensar antes em como fazer para adaptar a interação com os clientes na era digital. É nesse contexto, de interação e atendimento com os clientes, que existe o chamado CRM.

O Customer Relationship Management (CRM), também conhecido como o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, consiste em várias práticas que mantém o foco na gestão de interação com o cliente.

Para facilitar tais práticas é importante recorrer a uma ferramenta digital adequada para isso. Existem várias, mas uma das mais conhecidas é a SugarCRM. 

Essa é uma ferramenta de código aberto que oferece várias funcionalidades como, por exemplo, acompanhar mensalmente as conversões dos leads, fornecer relatórios em tempo real e ainda permite a integração com outras ferramentas.

6 – Asana

Em alguns casos, um método eficiente para renovar o seu negócio e adaptá-lo ao contexto da era digital é encontrar práticas que otimizam a gestão da equipe de colaboradores. O Home Office, por exemplo, é uma delas, especialmente em tempos de pandemia.

Por meio do Home Office é possível reduzir os custos com gastos que envolvem a estrutura da empresa, bem como com transporte e alimentação da equipe, pois o seu time realiza o trabalho de casa.

Inclusive, é possível com isso melhorar a produtividade da equipe. Porém, para facilitar a gestão de uma equipe em Home Office (e até mesmo que não esteja em Home Office) é necessário contar com uma ferramenta digital adequada para isso.

Existem várias nesse sentido, mas o Asana, por sua vez, é uma das mais completas e utilizadas. Ela permite o envio e o compartilhamento dos mais diversos tipos de arquivos, que vão desde textos, fotos, vídeos e planilhas.

O mais interessante é o fato dessa ferramenta oferecer a possibilidade de organizar e gerenciar uma equipe de trabalho, estabelecendo tarefas e prazos de entrega. 

A interface é bastante intuitiva e permite organizar os trabalhos em formatos diferentes, que podem ser em listas, quadros ou cartões. Há até o recurso de montar um fórum de discussão, facilitando ainda mais a interação entre a equipe.

7 – Organizze

A gestão de um negócio também envolve práticas relacionadas com a organização das finanças, do caixa e dos lucros e gastos diários. São detalhes importantes que devem acompanhar o ritmo da transformação digital de um negócio.

Não há como renovar um negócio sem trazer mudanças também no modo como as finanças são administradas. Por isso, há ferramentas digitais que ajudam muito nessa tarefa. Uma delas é a Organizze.

O programa funciona no navegador, para quem quiser usar no PC, mas também tem app para celular Android e iPhone (iOS). 

O software é gratuito, porém ele disponibiliza alguns recursos extras que variam conforme o plano adotado. 

Entre as funcionalidades que o Organizze disponibiliza para o usuário estão a possibilidade de lançar as suas receitas e despesas, vincular contas do banco e também cartões de crédito. 

8 – WordPress

Investir em conteúdo de qualidade é um recurso importante para os diversos tipos de empreendimento. Nesse caso, criar um blog para a sua empresa significa ter à disposição um importante canal para a disseminação de conteúdo.

Na hora de renovar a abordagem do seu negócio, um blog se torna uma excelente plataforma. Ele é dinâmico e comporta postagens que podem ser textos, imagens, infográficos e vídeos.

Imagine, por exemplo, um empreendimento voltado para o ramo de vendas de produtos de informática. Sendo assim, um blog pode ser útil para divulgar dicas de uso e demais informações relevantes. Isso tudo melhora a sua presença digital.

E falando em blog, existem várias ferramentas que podem auxiliar você nessa empreitada. Todas são intuitivas e responsivas, porém o WordPress é um dos mais completos e é ideal para negócios de qualquer segmento.

Entre os motivos para isso estão a vasta alternativa de templates e também de plugins, inclusive plugins que auxiliam nas técnicas de SEO, que são importantes para você ter uma boa presença online e garantir sempre conteúdos de qualidade. 

9 – Google Meu Negócio

E quando o assunto é presença online, essa é uma ferramenta que o Google criou justamente para possibilitar aos empreendimentos cada vez mais visibilidade na internet.

O Google Meu Negócio facilita que a empresa seja visualizada pelos clientes tanto nas páginas de resultado do Google como também no Google Maps.

De uma forma geral, o Google Meu Negócio divulga detalhes importantes referentes ao seu empreendimento, entre eles estão a localização geográfica, os horários de funcionamentos, canais de contato e também fotos das estruturas internas e externas.

Para que essa ferramenta seja mesmo eficiente na renovação do seu negócio, lembre-se de manter as informações acerca do seu negócio sempre atualizadas. 

Além disso, o Google Meu Negócio permite divulgar promoções, disponibilizar avaliações de clientes e também interagir com o público, respondendo perguntas.

10 – Shopify

No decorrer da crise causada pela pandemia, estudos apontaram que o comércio online ganhou força, revelando que vários consumidores apelaram para as compras virtuais durante o primeiro semestre de 2020.

De um modo geral, o e-commerce tem várias vantagens não apenas para facilitar a prevenção contra o Covid-19, mas também por causa da praticidade. Graças a lojas virtuais é possível comprar sem sair de casa. 

Com apenas alguns cliques o consumidor pode levar qualquer produto para casa. É nessa situação que se torna importante alguns empreendimentos investirem em disponibilizar as compras online para os seus clientes. 

Diante disso, existem plataformas que viabilizam essa prática. Uma delas é a Shopify que consiste em uma plataforma de e-ecommerce que possibilita qualquer pessoa criar a própria loja online e vender os seus produtos.

O Shopify inclui serviços de pagamentos, marketing, entrega de produtos e ferramentas que viabilizam o engajamento dos clientes. Todos esses recursos servem para facilitar ao máximo a experiência dos consumidores.

Sendo assim, ela é uma plataforma que ajuda tanto aquele gestor que quer renovar o seu negócio, entregando também a possibilidade de compras online, quanto aquele gestor que está iniciando um empreendimento na web envolvendo e-commerce.

A renovação de qualquer negócio nos dias de hoje passa pelas ferramentas digitais

Por meio delas você poderá valorizar o conteúdo do seu negócio, ampliando a sua presença online e se mantendo relevante e competitivo no mercado.

Cada ferramenta possui características e funcionalidades específicas, sendo úteis para determinados objetivos e tipos de negócios. Contudo, é importante ainda ter um site e um registro de domínio, mas é pertinente também poder contar com outras maneiras de modernizar o seu negócio.

Um dos grandes erros de muitos empreendedores é achar que apenas ter um site ou uma página em uma rede social é suficiente para ter presença digital. E isso está completamente errado. 

Diante disso, na hora de renovar o seu empreendimento, é de extrema importância fazer um planejamento adequado e assim analisar qual é (ou quais são) as ferramentas digitais mais viáveis para os seus propósitos.

Por isso, é importante ficar atento sempre às novidades que a tecnologia atual fornece, especialmente quando se trata de novidades envolvendo Inteligência Artificial e a Computação em Nuvem. 

Por fim, para renovar o seu negócio com ferramentas adequadas, é importante ficar atento aos movimentos do mercado e entender o que o seu cliente está buscando em termos de facilidade. 

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Fonte

O post “Como renovar o seu negócio com ferramentas digitais?” foi publicado em October 2, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Cruzeiro do Sul

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