in

Mais duas unidades poderão atender casos suspeitos de covid-19 em Sorocaba






UPH Norte de Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério (28/05/2020)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden e a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte devem, nos próximos dias, passar a atender, juntamente com a UPH Leste, os casos suspeitos de Covid-19 em Sorocaba. A informação é do diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia e membro do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, Fernando Brum.

Segundo o médico, a solicitação já foi encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde para que passe a valer a partir do dia 6. “Essa expansão já estava prevista no Plano de Contingência da Covid-19 e só estamos esperando o aval do município, que muito provavelmente será validado”, informou. Brum destacou que dessa forma somente a UPH Oeste, na avenida General Carneiro, permaneceria fora do Plano de Contingência.

As unidades Norte e do Éden, segundo o responsável médico, continuarão atendendo também casos de outras doenças e ambas possuem condições técnicas e estruturais para separar os atendimento de suspeita pelo novo coronavírus.

Brum explicou que a solicitação foi feita devido ao alto número de atendimentos realizados na UPH Leste, que gira em torno de 200 por dia. “O atendimento de um caso suspeito de Covid é bastante burocrático e leva cerca de quatro horas, por isso é necessário envolver mais unidades”, justificou.

Testes rápidos não são 100% confiáveis, alerta especialista
O médico Fernando Brum. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (3/4/2020)

Mudança

Atualmente somente a UPH Leste atua como referência para pacientes com sintomas gripais, assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que realizam o atendimento primário e encaminham para a UPH.

Com a ampliação das unidades, Brum explica que as UPHs poderão referenciar os pacientes com sintomas mais leves para o Éden e zona Norte, mantendo a Leste somente para casos mais complexos.






O post Mais duas unidades poderão atender casos suspeitos de covid-19 em Sorocaba apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Fonte

O post “Mais duas unidades poderão atender casos suspeitos de covid-19 em Sorocaba” foi publicado em July 3, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Cruzeiro do Sul

03/07: Pq. N. Sra. da Candelária, Res. Pres. Médici, Res. Mayard, Portal da Vila Rica e Vila Esperança – Interrupção emergencial do abastecimento de água

Bolsonaro escolhe Renato Feder como novo ministro da Educação