in

Isolamento social volta a cair em Sorocaba e chega a 46% nesta quarta (22)






Em Sorocaba, os índices estavam mais altos no último final de semana. Crédito da foto: Fábio Rogério (18/3/2020)

 

O índice de isolamento social em Sorocaba voltou a cair nesta quarta-feira (22) e ficou em 46%. No dia anterior, terça-feira (21) e feriado de Tiradentes, o índice chegou a 55%. Em todo o Estado e na cidade de São Paulo o índice foi de 48% nesta quarta.

Em Sorocaba, os índices estavam mais altos no último final de semana: sábado (18) foi de 51% e no domingo (19) maior ainda 57%. Já na segunda-feira (20) caiu para 48%.
O índice de isolamento social na cidade volta a cair no mesmo dia em que a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), anunciou a reabertura de alguns tipos de estabelecimentos comerciais. Poderão abrir lojas de tecidos, salões de beleza, barbearias e escritórios de advocacia.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (22) em entrevista coletiva após a publicação em uma rede social do próprio Executivo que gerou confusão e fez com que alguns estabelecimentos, como barbearias e salões de beleza abrissem inadvertidamente.

A Prefeitura anunciou ainda que limitará o número de pessoas em supermercados da cidade. Os estabelecimentos comerciais com estacionamentos acoplados terão de interditar 33% das vagas, ou um terço do total.
A medida também é válida para mercados, mercearias, quitandas ou assemelhados em funcionamento na cidade.

Em Votorantim, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o índice de isolamento social também voltou a cair nesta quarta (22) e foi de 49%. No dia anterior, o município registrou 58%. Já na segunda (20) o índice foi de 52%, no domingo (19) de 60% e no sábado (18) de 54%.

O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza (DEM), publicou nesta quarta (22) decreto que prorroga até o dia 10 de maio o estado de calamidade pública no município em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O documento autoriza o funcionamento de igrejas e templos religiosos no município, desde que observadas medidas de higiene e anti-aglomeração. Até então, os templos religiosos e similares estavam com as atividades “total e expressamente suspensas” na cidade.

O Governo do Estado estimou em 70% o índice ideal para retardar a propagação do novo coronavírus.

O sistema

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos neste site . O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no estado.

As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao novo coronavírus. (Ana Cláudia Martins)

Leia mais  Piedade tem 15 casos de Covid-19, com seis recuperados






O post Isolamento social volta a cair em Sorocaba e chega a 46% nesta quarta (22) apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Fonte

O post “Isolamento social volta a cair em Sorocaba e chega a 46% nesta quarta (22)” foi publicado em April 23, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Cruzeiro do Sul

Abastecimento de gás está praticamente regularizado, diz ministro

OIT elogia ação conjunta para enfrentar ameaças da COVID-19 à indústria global do vestuário