in

Veja balanço de casos de coronavírus em Itu e região

As assessorias de Itu e região estão divulgando, quase diariamente, os casos de novo coronavírus (Covid-19)  nos seus municípios.  Analisamos os dados divulgados nos últimos dez dias.

Porto Feliz divulga, desde o início,  os casos suspeitos aguardando testes, confirmados e descartados.  De 22 suspeitos, a cidade hoje diz que tem 23. Atualmente, informa o quadro clínico deles: um internado. O numero de descartados não mudou: 16. De zero, a cidade foi para dois confirmados.

Em Cabreúva, de 15 suspeitos aguardando testes e 1 descartados, a cidade anunciou nesta sexta-feira, 3, ter 15 aguardando resultado e cinco descartados.

Há dez dias, Salto informou que tinha 29 suspeitos e 3 descartados. Nesta sexta-feira, foi confirmado um caso. Trata-se de uma mulher, de 38 anos, que trabalha em um hospital em São Paulo. Embora não tenha retornado a Salto após o diagnóstico, o caso entra para o município devido seu endereço de residência ser na cidade. No momento, 55 aguardam os resultados dos exames pelo Instituto Adolfo Lutz; 7 casos apresentaram resultado negativo; 12 pessoas estão internadas com suspeita de Covid-19; sete em UTI.

Em Itu, há dez dias havia 146 suspeitos e seis descartados. No domingo, a assessoria informou que seguiria normas do Ministério da Saúde e 124 casos sumiram da estatística. Atualmente, a cidade tem dois casos confirmados; 14 casos descartados, 56 casos que aguardam resultados (destes, 05 casos suspeitos em internação clínica e 06 casos suspeitos em UTI), 07 óbitos aguardando resultado.

 

Subnotificação

O jornal Folha de São Paulo divulgou ontem uma reportagem sobre a subnotificação dos casos do novo coronavírus no estado. Ou seja, os números apresentados seriam bem menores do que os reais.

Isto se daria, principalmente, kits suficientes para diagnosticar os casos reais de Covid-19 e uma fila de milhares de exames para serem analisados. Além disto, muitas pessoas tem sintomas apenas leves, e muitas vezes nem saberão que foram contaminadas.

O jornal Washington Post  publicou que “fica difícil confiar nos números oficiais de um governo que ignora a pandemia.”. O jornal ainda diz que falta uma portaria específica do ministério da Saúde para determinar quais casos devam ser considerados confirmados ou suspeitos.

A subnotificação ocorre mesmo após o ministro Luiz Henrique Mandetta ter solicitado, em 20 de março, que todos os casos suspeitos, independentemente da gravidade, fossem notificados por estados e municípios.

No Estado de São Paulo, a Secretaria da Saúde publicou em 17 de março, no Diário Oficial, uma solução orientando que os casos sem gravidade não fossem comunicados.

 

Fonte

O post “Veja balanço de casos de coronavírus em Itu e região” foi publicado em April 3, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu

Mortes por coronavírus triplicam em uma semana

Caixa lançará na terça aplicativo para cadastro em renda emergencial