O Prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, comunicou, através de uma live no Facebook da Prefeitura de Itu, algumas atitudes emergenciais para conter o coronavírus na cidade. A iniciativa veio logo depois do governador do Estado, João Doria, que pediu o fechamento de todos os comércios e serviços não essenciais no Estado – o prefeito falou que esperou para ter “segurança jurídica”.
Leia aqui o decreto municipal completo, com todas as normativas. Ele não cita o fechamento dos comércios.
Mas João Doria estabeleceu o seguinte: apenas sete tipos de serviços essenciais continuarão a funcionar nesse período: saúde pública e privada, abastecimento, transportes públicos, alimentação, segurança, limpeza e bancos e lotéricas. Todos os demais tipos de comércio e de serviços ficarão fechados nesse período.
Na área de saúde, poderão funcionar em caráter de excepcionalidade hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas. Na área de alimentação, só estarão abertos supermercados, hipermercados, padarias e açougues. Bares, restaurantes e cafés ficarão fechados, funcionando apenas para entrega (delivery). As padarias funcionarão apenas para venda e não poderão servir alimentos preparados em mesas.
Em relação ao setor de abastecimento, funcionarão transportadoras, armazéns, postos de combustível, oficinas mecânicas, pet shops e bancas de jornais, porém operando com resguardos para os funcionários. Todo o transporte público – ônibus, trens, metrôs e táxis – continuarão a funcionar, assim como os aplicativos de transporte.
Em relação à segurança, todo o sistema de segurança pública e as empresas privadas continuarão a operar normalmente. As empresas de limpeza, de zeladoria e de manutenção públicas e privadas também ficaram fora do decreto.
Os bancos e as lotéricas continuarão a funcionar normalmente para garantir a realização de pagamentos. Doria esclareceu que a construção civil, por enquanto, continuará a operar, assim como os serviços de telemarketing e de call center.
Nexo Causal
Após causar muita confusão ontem divulgando que na cidade havia 4 casos de “nexo causal”, o que gerou muita dúvida de todos se seriam casos suspeitos ou confirmados – uma rede de televisão chegou a publicar que eram casos confirmados. Não é um caso confirmado, é suspeito. Mas o prefeito, de forma sensata, tirou esta nomenclatura: até o começo da noite deste sábado, 21 de março, são 37 casos suspeitos e 3 descartados. Nenhum confirmado.
Estado de emergência
A quarentena, decretada a partir de terça-feira, 24, irá até o dia 7 de abril – 15 dias. Isso poderá mudar conforme a situação de saúde pública.
Aulas suspensas
Nas redes municipais, estaduais e particulares até o dia 24 de abril.
Exames
A responsável pela Vigilância Epidemiológica, Lúcia Helena Pacífico, também participou da live e mais uma vez destacou que todas as informações passadas pela prefeitura são verídicas. Ao ter sintomas de gripe, as pessoas devem ligar para um serviço de saúde. Veja aqui uma lista dos telefones das UBS das cidades.
Ir aos pronto-atendimentos apenas em caso de febre alta. O prefeito afirmou que através dos sintomas e avaliação, os suspeitos ficarão em isolamento, sem fazerem o teste. Em caso mais grave, serão internadas e entubadas. E nesses casos, haverá feito os testes. “No Estado, apenas três laboratórios estão credenciados para fazerem exame de coronavírus. Nós enviamos para o Adolfo Lutz de Sorocaba, que encaminha para São Paulo. Então, os testes serão feitos apenas em casos de pacientes com deficiências respiratórias graves”.
Hospitais
A Secretaria de Saúde, Janaína Guerino, as consultas poderão ser remarcadas. Nas UBS, procedimentos de rotina estão suspensos. A campanha de vacinação contra a Influenza será nas UBS e uma tenda na Prefeitura – o público nesta primeira etapa será idosos e e profissionais de saúde das redes pública e privada. O Prefeito citou o Hospital Municipal, onde mesmo sem UTI haveria leitos para isolamentos. Ele não falou se o local tem respiradores.
O superintendente da CIS, Vincent Menu, e o Secretário Municipal de Segurança Pública, Hércules Ferrari Domingues da Silva. , também participaram da live.
Velórios
Como em outras cidades, velórios serão apenas de duas horas e a sala será limitada há dez pessoas.
Horário de ônibus
O prefeito disse que o transporte de coletivo serão mantidos, com os mesmos horários, inclusive para evitar aglomerações.
Fonte
O post “Prefeito de Itu decreta situação de emergência na cidade” foi publicado em March 21, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu