Material compartilhado em aplicativos de celular e em redes sociais nos últimos dias tem conteúdo falso a respeito do uso de vacinas para cães como suposta forma de tratamento de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
Alguns leitores nos procuraram para questionar sobre o vídeo. O material falso faz referência ao coronaviridae (coronavírus), que é uma grande família viral antiga, que afeta humanos e animais com graves infecções. As vacinas V8 e V10, as quais o material cita, são as principais para a saúde de cães e agem no combate de várias doenças, como cinomose e coronavírus canino da espécie CCov (gênero alphacoronavirus), vírus que causa gastroenterite (sintomas de diarreia e vômitos constantes), podendo levar a óbito. Os cães contraem a doença por meio de fezes de outros cães contaminados, não sendo transmissível a humanos.
Já a Covid-19 é provocada pelo novo coronavírus, que é do gênero betacoronavírus, espécie SARS-Cov2, com morbidade e alta taxa de propagação. Outras espécies que são transmissíveis aos humanos são a SARS-CoV e MERS-CoV e não há registro de contaminação em animais. Esses vírus estão associados a síndromes e infecções respiratórias. Portanto, aquelas vacinas indicadas para o tratamento de animais não têm eficácia para o novo coronavírus e não podem ser usadas em humanos.
“O coronavirus canino não tem nenhuma relação com o coronavirus humano, que não tem nenhuma ligação com o coronavirus felino .O coronavírus tende sempre a ser bastante específico para cada tipo de hospedeiro”, explica a veterinária Inês Bernardi (foto). “Diversos animais podem ser infectados com o coronavírus, porém cada espécie costuma ser atingida por subtipos diferentes”, diz.
“O momento é para reflexão. Nada é por acaso. As pessoas precisam se conscientizar e cada um fazer a sua parte. As pessoas tem que aprender a valorizar a vida e respeitar o próximo. O planeta está passando por muitas transformações. O mundo não é dos espertos, o mundo é de pessoas do bem. Que ajudam uns aos outros, que fazem as coisas por amor, que respeitam o próximo, todos os seres vivos e a natureza. É o momento de mudarmos nossa consciência”, conclui Inês Bernardi.
(Com informações do Governo do Estado)
Fonte
O post “É falso que vacina para cachorro combate novo coronavírus” foi publicado em March 20, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu
