in

Vereadores contestam exclusão de Sorocaba do projeto do Trem Intercidades

Sorocaba não terá trem para São Paulo
O processo de concessão das linhas 8 e 9 da CPTM teve início em novembro do ano passado. Crédito da foto: Divulgação / CPTM

 

O Trem Intercidades São Paulo – Sorocaba não foi incluído na licitação conjunta das linhas 8 e 9 do Metropolitano da CPTM, contrariando expectativa criada pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em janeiro. O fato gerou insatisfação e revolta entre os parlamentares da Câmara de Sorocaba. Para o legislativo sorocabano, situação é reflexo de inércia. As críticas ao governo do Estado de São Paulo e aos deputados que representam a região metropolitana na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) foram feitas na sessão ordinária desta terça-feira (3). Nesta mesma data, o Cruzeiro do Sul traz entrevistas de deputados que representam a cidade no legislativo estadual comentando sobre a ausência da cidade no projeto ferroviário.

“A revolta é total e generalizada. Até porque, a gente não pode admitir que a inércia dos deputados estaduais prejudique a cidade de Sorocaba”, afirmou o vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Câmara.

Luis Santos (Pros) falou em falta de compromisso dos parlamentares estaduais. “Não sou só eu. A cidade, a região está indignada. Um projeto que poderia ser fantástico para o desenvolvimento da região. Mas é uma vergonha o que aconteceu. Não sei o que estão esperando”, diz. “Infelizmente, depois da inércia e da falta de compromisso dos nossos representantes estaduais, ficamos assim, dependendo de um governo que sempre desprezou a nossa cidade e a nossa região”, diz.

“Onde está o respeito por Sorocaba?”, questionou o vereador Hudson Pessini (MB). Vitão do Cachorrão (MDB) também criticou a situação e tachou o fato como vergonhoso. Ele também cobrou ação dos deputados federais.

“Faltou atitude dos deputados, já que isso está sendo discutido desde 2013”, comentou a vereadora Cintia de Almeida (MDB). Fausto Peres (Podemos) falou em desprestígio. “Estamos desprovidos da questão do trabalho dos deputados estaduais”, disse.

João Donizeti (PSDB) afirmou que a situação é um descaso. “Está na hora de Sorocaba fazer valer seus direitos”, disse. Ele ainda defendeu que Sorocaba ocupe o seu espaço.

Os vereadores Iara Bernardi (PT) e Silvano Junior (PV) também se pronunciaram sobre a situação, em forma de crítica.

Um ofício foi anunciado pelo presidente da Casa. No documento, um convite para que os deputados compareceram à Câmara para falar sobre a situação. A data será na próxima quinta-feira (5).

A Câmara também anunciou uma moção de repúdio contra o governo do Estado de São Paulo. “Estamos mostrando nessa moção a nossa indignação. Não podemos ficar de fora desse benefício para a população”, argumentou o presidente da Casa.

Metropolitana

O presidente da Sorocabana – Associação de Preservação Ferroviária, Eric Mantuan, acrescenta que o que houve foi que o Trem Intercidades São Paulo/Sorocaba ficou de fora da licitação conjunta das linhas 8 e 9 do Metropolitano, contrariando expectativa nesse sentido criada pelo titular da Secretaria de Transportes Metropolitanos.

“A meu ver a CPTM pode abrir uma licitação a parte, se quiser, ou manter o projeto na gaveta… mas o que se descarta por hora é somente a licitação conjunta com o Metropolitano da Grande São Paulo”.

O post Vereadores contestam exclusão de Sorocaba do projeto do Trem Intercidades apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Fonte

O post “Vereadores contestam exclusão de Sorocaba do projeto do Trem Intercidades” foi publicado em March 3, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Cruzeiro do Sul

SP recebe 5ª edição do Embaixadores da Juventude, curso da ONU para jovens líderes

Nando Reis, Elza Soares, Paulo Miklos e Pato Fu de graça em Salto