As fortes chuvas que atingiram Itu e toda a região na segunda-feira de madrugada castigaram todas as cidades que são cortadas pelo Rio Tietê, que com um volume de água muito acima do normal invadiu e destruiu áreas próximas ao seu leito.
A cidade de Salto viveu cenas de filme, com a água do Tietê, ironicamente, destruindo o próprio Memorial em sua homenagem. Como diria Mário de Andrade, cuja poesia fazia parte do local: “Água noturna, noite líquida, afogando de apreensões..”
Antigo deck do Memorial do Tietê
Memorial do Tietê Na Ilha dos Amores, que fica no meio do leito do rio, a força das águas levou os muros de proteção, mas o Monumento dos Enamorados permaneceu de pé
Em Itu, a Estrada do Pau d´alho, que é margeada pelo rio, também foi invadida. Após as águas baixarem, a cena que se vê abaixo é de muito lixo e lama.
Uma família moradora do Jardim Paraíso II divulgou fotos de como ficou a sua casa após a chuva invadir o local. O morador perdeu seu caminhão, com o qual trabalhava, e está realizando uma campanha para que possam ajudá-lo.
Um pedal solidário também será realizado neste domingo.
Em Cabreúva, a região do Bananal, também próxima ao Tietê, foi bastante atingida. Quem puder ajudar as famílias, pode entregar doações no Jacaré.
(Fotos: Rodrigo Hauser/ Prefeitura de Itu/ Divulgação Vídeo: Fernando Garcia)
Fonte
O post “Após fortes chuvas, Itu e Salto têm cenas de destruição” foi publicado em February 13, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu