in

3ª Ação Extraordinária do EE tem curadoria de Andrés Hernández

A Ação Extraordinária é um projeto que propõe a rotatividade em suas mostras e curadoria (Foto: Pamella Ratti/Divulgação)

A partir deste sábado (15), começa, no Estúdio Extraordinário em Itu, a 3ª Ação Extraordinária, que terá como curador o artista Andrés Hernández. A Ação Extraordinária é um projeto que propõe a rotatividade em suas mostras e curadorias, no qual, a cada dois meses, uma nova seleção de obras é escolhida por curadores renomados para compor os espaços do EE.

Nesta terceira ação, foram pautadas exposições e uma apresentação musical de cinco artistas mulheres: Pola Fernandez de Itu, com a Instalação Onde há luz para o Projeto Varandinha; Lucrécia Couso de São Paulo, com a Instalação Limite para o Projeto Fronteira; Estela Luz de Campinas, com a Pintura mural Xamã para o Projeto Fachada; e Camila Luiza com a Performance Musical “eLA” para o Projeto Música Extraordinária.

Já a Sala Galeria receberá a exposição Pedra Encantada, que se estrutura a partir de obras de arte de Rochelle Costi (1961-2022) da coleção Andrés Hernández. São um recorte da produção da artista, considerada uma das mais potentes representantes da fotografia contemporânea brasileira e global, com obras que projetam a relevância de Costi na expansão das técnicas fotográficas à ocupação e inserção dos espaços e realidades arquitetônicas, culturais e sociais, como, por exemplo, a assimilação do cotidiano. O título da exposição/homenagem é o mesmo de um dos vídeos do filhe de Costi e Hernández, com autoria da artista de 2005.

Fruto da criatividade e observação do mundo expostas a partir de diferentes manifestações artísticas contemporâneas, as exposições pretendem levar o público a experimentar diferentes experiências sensoriais e visuais, propondo reflexões sobre sociedade, cultura, política (arte na política e política na arte), papel da mulher, relações humanas de gênero e étnicas.

A 3ª Ação Extraordinária faz parte do Projeto “Estúdio Extraordinário”, realizado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo – ProAC – Edital50/2022. A nova mostra ficará em exposição até dia 26 de agosto. A visitação é gratuita e aberta ao público. Após a abertura, a visitação ocorre de quinta a sábado, as 14h às 18h, ou via pré-agendamento pelo e-mail contato@estudioextraordinario.art.br. O EE fica na Rua Dr. Graciano Geribello, 24, Bairro Alto.

Abaixo, seguem mais detalhes sobre as artistas, obras e espaços ocupados pela 3ª Ação Extraordinária:

  1. Projeto Varandinha com Instalação Onde há Luz (Pola Fernandez): um convite para uma reflexão instantânea sobre o gesto de procurar encontrar a luz para continuar o caminho.
  1. Projeto Fronteira com Instalação Limite (artista visual Lucrécia Couso): partindo da frase “SEU ESPAÇO TERMINA ONDE COMEÇA O DO OUTRO”, a artista convida a pensarmos sobre os limites e espaços ocupados.
  1. Projeto Fachada com pintura mural Xamã (artista visual e poetisa Estela Luz): a artista instiga, com a poesia Xamã de sua autoria, a expectativa da obra que será realizada para esta exposição.
  1. Projeto Música Extraordinária com “eLA” (atriz Camila Luiza): a artista costura canções e poesias escritas e interpretadas por artistas mulheres brasileiras. A intervenção busca o espaço e voz da mulher na cultura, na arte e na vida.

Sobre o curador Andrés Hernández

Andrés Hernández é Artista Visual, Curador, Pesquisador, Professor e Crítico de Arte. Foi Coordenador de exposições na Bienal de Havana, Cuba (Centro deArte Contemporânea Wifredo Lam, 1994-1998); Assistente Curatorial do Depto. de Curadoria do MAM-SP (1999-2005) e Coordenador Executivo do Depto. de Curadoria do MAM-SP (2005-2010. É autor da Trilogia “Obras Comentadas”, da coleção do MAM-SP (2007). Como Curador, desde 1997, tem organizado diversas exposições nacionais e internacionais, além de atuar como júri em salões de artes e residências artísticas

O post 3ª Ação Extraordinária do EE tem curadoria de Andrés Hernández apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Itu promove a última Conferência Livre para Plano de Cultura

12/07: Condomínio Terras de São José, CDHU, Vila Lucinda, Jardim das Industrias, Parque das Industrias, Parque Industrial, Residencial São Domingos, Vila Verde, Jardim das Rosas, Parque Jardim das Rosas, Jardim Vitoria, Vila Roma, Vila Guitti e Jardim Agarussi – Interrupção emergencial do abastecimento de água