
No domingo (06), acontece em Itu a 2ª Caminhada pela Inclusão e Conscientização do T21 e do Autismo, promovida pelo Instituto Eu Incluo. A ação visa mobilizar e sensibilizar o público em geral, bem como proporcionar às pessoas atípicas a oportunidade de participar de um evento público em prol da inclusão de pessoas com deficiência. O evento é patrocinado pelas marcas Vacivitta, Inforshop, Padovani Materiais para a construção, Casa&Cia Utilidades, Savioli Padaria, Grupo La Prímola e Vila Gastrobrar; e conta com o apoio da prefeitura da Estância Turística de Itu.
A iniciativa terá início às 8h no Centro de Lazer do Trabalhador (Rua Angelo Gatti, Villa Gatti) com a concentração, entrega das camisetas, balões e as personalizações de cartazes, formando um movimento de conscientização. A partir das 9h será realizado um alongamento e, em seguida, a caminhada na Avenida Galileu Bicudo – Itu, retornando ao Centro de Lazer para o encerramento, que conta com apresentações dos cantores Julio Pariz e Yeda Lima – ambos do espectro autista. O show marca o encerramento da campanha “Do T21 ao TEA” e celebrar o Dia Mundial do Autismo.
A organização convida os participantes a vestirem azul (cor que simboliza o autismo) e usar “meias trocadas” (um pé diferente do outro) como uma forma de promover a conscientização sobre a Síndrome de Down (T21).
Vale ressaltar que não é cobrada nenhuma taxa de inscrição para participar da caminhada, e as camisetas serão entregues a todos os interessados, enquanto houver estoque disponível. Em troca, a entidade solicita, se possível, uma doação voluntária de qualquer valor. A renda será toda revertida para a reforma da sede do Instituto, que necessita de mobiliário para a ampliação de suas atividades.
Ação Eu também INCLUO – Ainda dentro das ativações da campanha “Do T21 ao TEA”, a instituiçãoreuniu marcas, lojistas e prestadores de serviço em um grande movimento: o “Eu Também INCLUO”, que faz parte da campanha “Do T21 ao TEA”. Já fazem parte dessa iniciativa as marcas Casa V. Salton, Selma Sitta Modas, Armazém da Fazenda, Dani Diniz Jóias e Sarau Escola Atelier.
Durante um período pré-estabelecido por cada parceiro, lojistas, restaurantes e prestadores de serviços que se comprometem a destinar um percentual das vendas realizadas nesse período a instituição. Para conhecer detalhes sobre as promoções e produtos, siga o perfil do instituto no Instagram: @euincluo.
Sobre a campanha do T21 ao TEA – Nos dias 21/3 e 02/04 comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Mundial do Autismo respectivamente; duas datas de muita representatividade e importância para conscientização da inclusão social de pessoas com deficiência. Com a finalidade de potencializar a comunicação e levar a informação a sociedade, o Eu Incluo promove a segunda edição da campanha “Do T21 ao TEA”, com diversas ações que ocorrerão entre a segunda quinzena de março e a primeira de abril. A iniciativa é patrocinada pelas marcas Vacivitta, Grupo La Prímola, Dona Maria Bolacha, Vila Gastrobrar, Petit Filó, Equoterapia Camaster, pela terapeuta ocupacional Luciane Garcia Correa Padovani.
O lançamento da ação foi em 21 de março – Dia Mundial da Síndrome de Down – com a ação “Meias Trocadas”, quando fazemos uma grande ação incentiva as pessoas a usarem meias de cores diferentes, simbolizando os cromossomos.
Sobre o Instituto Eu Incluo
O Instituto Eu Incluo visa gerar oportunidades e promover o empoderamento e a inclusão de pessoas com deficiência. Ele atua na transformação social através do sentimento de pertencimento e da inclusão social a partir de 5 pilares:
1 – Trabalho e vida: através de uma frente de empreendimento social comercializa produtos com propósito – uma linha que conta com pessoas com deficiência atuando em todo o processo, desde o design até a sua comercialização. Faz parte desse grupo jovens com síndrome de Down, autismo e deficiência intelectual atuando em feiras e eventos.
2 – Informação: promove palestras, lives, contação de histórias e outras atividades com o objetivo de conscientizar e informar o público em geral acerca de temas ligados à inclusão de pessoas com deficiência. Essa iniciativa visa ainda acabar com o capacitismo existente em nossa sociedade.
3 – Cultura e lazer: as atividades culturais são nossos momentos para relaxar e se divertir, um instrumento fundamental no desenvolvimento de pessoas com deficiência, além de desempenhar papel importante no amadurecimento, empoderamento e socialização.
4 – Educação: acreditamos que a alfabetização tem um papel importante para a inclusão escolar, por isso atuamos com uma frente de alfabetização para crianças com deficiência com idade de 5 a 10 anos que apresentam dificuldade no aprendizado.
5 – Família: sabemos da grande importância da família no desenvolvimento do ser humano, por isso, proporcionamos atividades que reforcem os laços familiares. Além disso, cuidar de quem cuida é uma atividade permanente em nossos encontros mensais do grupo de mães atípicas.
O post 2ª Caminhada pela Inclusão e Conscientização do T21 e do Autismo ocorre em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.